Festival da Primavera: Orquestras populares tocarão no Campo Grande inspiradas em flores

Cinco orquestras apresentarão concertos populares abertos ao público tendo como tema as flores Margarida, Rosa, Girassol, Orquídea e Cravo, tudo pensado para celebrar em Salvador a chegada da Primavera. As apresentações acontecerão no dia 20 de setembro, das 16h às 23h, no Campo Grande pelo Festival da Primavera. Os maestro são Angelo Rafael, da OCSAL – Orquestra de Câmara de Salvador, que tem como inspiração a Margarida; Paulo Primo, que homenageia a Rosa; Zeca Freitas, que escolheu o Girassol; Sergio Benutti, que tocará em louvor à Orquídea; e Fred Dantas que fecha a noite tendo como tema o Cravo.

A OCSAL – Orquestra de Câmara de Salvador, regida pelo maestro Angelo Rafael, vai abrir a série de apresentações e escolheu logo para começar o Primeiro Movimento da Primavera de Vivaldi. No programa ainda haverá Bandeira do Divino e Novo Tempo, de Ivan Lins e A Paz e Tempo Rei de Gilberto Gil, entre outras composições populares e eruditas.

O maestro Paulo Primo abre tocando Rosa, de Pixinguinha e Samarina de Wilson Simonal, que segundo ele “evocam, cada uma a seu modo, a leveza e o frescor da alegria e da primavera”. Rosa, com sua melodia suave e lírica, traz a beleza delicada representando a serenidade e a emoção de um amor em flor. Já Samarina exala energia vibrante e ritmo envolvente, simbolizando o espírito contagiante da alegria e o renascimento característico da primavera. Ambas celebram, em harmonia, a renovação e o encantamento que essa estação desperta”, declara.

O repertório da Orquestra do Maestro Zeca Freitas, especialmente preparado para o Baile da Primavera, tem como inspiração o Girassol, e por isso criado para ser uma rica metáfora entre música e natureza. “O Girassol, com sua característica de se mover em direção ao sol, representa a busca pela luz, o crescimento e a renovação – elementos que dialogam com a chegada da primavera, estação de renascimento e revitalização. Da mesma forma, o repertório cuidadosamente escolhido para o Baile pode refletir essa ideia de renovação, trazendo uma seleção vibrante e variada de canções que evocam alegria, energia e celebração”, diz o maestro. Entre as composições que serão executadas estão Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, Three Little Birds, de Bob Marley e o Mambo n°5, de Pérez Prado e Zippy Davids.

O maestro Sergio Benutti tem como ponto alto em sua apresentação a execução de dois grandes sucessos mundiais: Moonlight Serenade, de Glenn Miller e Little Sun Flower, de Freddie Hubbard. “A primeira é uma das músicas mais conhecida das grandes orquestras e tem um clima primaveril. A segunda é um tema de Jazz. A música induz que o músico se expresse em seu improviso um clima de Primavera e alegria”, afirma o maestro.

Encerrando a série de apresentações, o maestro Fred Dantas preparou um repertório para celebrar da maneira mais baiana possível a chegada da Primavera. “Vou tocar Tarde em Itapoan, O Canto da Cidade e Terra Festeira, estas duas sucesso na voz de Daniela Mercury, todas elas acenando para retomar a vida ao ar livre na nossa cidade”, conclui.

As orquestras aproveitam o momento para convidar quem gosta de dançar em Salvador a participar destes verdadeiros bailes. Vários grupos de dança de salão irão participar, mas a pista de dança está aberta a todos. E o público terá também a possibilidade de comprar produtos dos mais variados tipos na 11ª Feira de Artes da Primavera – Feira de Economia Criativa promovida pela Adaba, das
9h às 22h, com plantas, especialmente flores, culinária, arte e artesanato.

Confira a grade de apresentações:

OCSAL – Orquestra de Câmara de Salvador – maestro Angelo Rafael
Orquestra Paulo Primo – maestro Paulo Primo
Orquestra Zeca Freitas – maestro Zeca Freitas
Orquestra Sergio Benutti – maestro Sergio Benutti
Orquestra Fred Dantas – maestro Fred Dantas

Acompanhe pelo site www.festivaldaprimavera.salvador.ba.gov.br.

Leia também

Joaquin Phoenix elogia Lady Gaga e afirma: “muitos atores se sentem desconfortáveis ao trabalhar desse jeito”

A menos de um mês da estreia de Coringa: Delírio a Dois, e com ingressos já à venda, a Warner Bros. Pictures divulgou um...

“Brasileirinho” de Maria Bethânia inspira arquitetos em estreia na CASACOR

Os arquitetos Pedro Córdova e Nanda Miguel, de escritórios distintos, uniram suas expertises para a criação de um espaço único na estreia da dupla...

Em destaque